Afinal, qual a relação entre acne e atividade física? É verdade que o suor excessivo após realizar exercícios pode aumentar a produção de cravos e espinhas?
Essa é uma dúvida muito comum no consultório. Mas, realmente, sem os cuidados adequados, a prática de atividades físicas pode mesmo prejudicar a pele, causar foliculite, acne, micoses e outros problemas de pele.
O que é a acne?
A acne é uma doença inflamatória da pele que afeta principalmente as áreas onde há maior concentração de glândulas sebáceas, como o rosto, o centro do peito e as costas. Quando há um excesso de sebo ou uma obstrução dos poros, ocorre a formação de comedões (cravos) e espinhas, que podem gerar quadros inflamatórios e ainda levar ao surgimento de cicatrizes.
A acne pode ter várias causas, como fatores genéticos, hormonais, ambientais, alimentares e emocionais. Além disso, alguns hábitos podem contribuir para o seu aparecimento ou agravamento, como o uso de cosméticos ou roupas inadequadas, o tabagismo e o estresse.
Como a atividade física pode influenciar na acne?
A atividade física é um hábito saudável que traz inúmeros benefícios para o corpo, a mente e para a pele. Ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a oxigenação dos tecidos, a eliminação de toxinas, a produção de colágeno, a redução do estresse e da ansiedade e a lista vai longe!
No entanto, muitas pessoas têm receio de que o suor produzido durante os exercícios possa aumentar a oleosidade da pele e favorecer o surgimento de acne.
Na verdade, o suor não causa acne por si só. Porém, assim como é necessário ter alguns cuidados pré-treino para manter a pele saudável, é importante ter cuidados pós-treino para evitar que o suor cause problemas indiretos na pele, como, por exemplo:
- O suor pode misturar-se com o sebo, as células mortas, as bactérias e os resíduos de cosméticos presentes na superfície da pele e formar um filme que obstrui os poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas.
- O suor pode alterar o pH da pele, tornando-a menos resistente às infecções bacterianas.
- O suor também pode levar à irritação de uma pele sensível ou com tendência à dermatite atópica, ou à rosácea, por exemplo.
- Pode causar desidratação na pele se não for reposto adequadamente com água ou cremes hidratantes.
Como cuidar da pele antes, durante e depois da atividade física?
Para evitar que o suor cause problemas para a pele com propensão à acne, é importante seguir algumas recomendações:
- Antes da atividade física, limpe bem a pele com um sabonete específico para o seu tipo de pele e evite usar maquiagem, cosméticos muito pesados ou comedogênicos (que obstruem os poros).
- Durante a atividade física, use roupas leves, confortáveis e que permitam a transpiração da pele. Evite roupas apertadas que possam causar atrito ou abafamento na pele.
- Fuja das roupas de algodão, pois elas demoram a secar, facilitando a penetração de bactérias e fungos na pele. Dê preferência aos tecidos sintéticos, como a poliamida.
- Se possível, prefira fazer exercícios em ambientes arejados ou ao ar livre. Se transpirar muito, use uma toalha limpa e macia, sem esfregar a pele (para evitar irritá-la ou ainda espalhar sujidades e bactérias).
- Depois da atividade física, tome um banho o mais rápido possível. Aplique um hidratante leve e não oleoso para restaurar a umidade da pele. Se for se expor ao sol, use um protetor solar com FPS adequado e que seja oil-free (livre de óleo) ou toque seco. Evite usar produtos que contenham álcool, ácidos ou outros ingredientes que possam irritar ou ressecar a pele.
- É importante manter o cabelo preso para evitar que o suor cause a escorrimento de resíduos, que antes estavam nos fios, sobre a pele, o que pode irritar e entupir os poros, resultando em cravos, espinhas e manchas.
Se mesmo com estas dicas sua pele ainda continuar apresentando acnes, foliculites e outros tipos de irritações, sinta-se à vontade para falar comigo!
Uma dermatologista com prática no atendimento de atletas e praticantes de atividade física pode te ajudar a deixar sua pele ainda mais saudável, melhorando sua prática esportiva e sua autoestima.