Cabelos finos: é a química ou calvície?

Você está visualizando atualmente Cabelos finos: é a química ou calvície?
  • Categoria do post:Tricologia

Ao longo dos anos, muitas pessoas começam a notar um afinamento dos seus cabelos e a perda progressiva de volume. É aí que surge a dúvida: isso está acontecendo devido ao uso de químicas por anos ou estou com calvície?

Estas são as causas mais comuns, porém, não são as únicas. As principais condições que levam ao afinamento dos fios são:

  • A própria calvície;
  • Doenças dos cabelos ou do couro cabeludo, como alguns tipos de alopecia;
  • Excesso de alisamentos e colorações no salão de beleza;
  • Deficiências nutricionais;
  • Abuso de secador, chapinha e outras ferramentas de calor.

A seguir, explico melhor sobre isso e te ajudo a identificar o que está deixando seus cabelos cada vez mais finos.

Os cabelos afinam ao longo da vida?

Desde o nosso nascimento até por volta dos 20 anos, a espessura do nosso cabelo vai aumentando com o passar do tempo. No entanto, dos 20 aos 50 anos há uma relativa estabilização nesta espessura. E, a partir dos 50 anos, os fios tendem a afinar.

Ou seja, se você está notando um afinamento progressivo e tem entre 20 e 50 anos, pode ser que não seja um processo natural e, portanto, precisa de uma avaliação detalhada.

Por que seu cabelo está ficando mais fino?

Quando o fio está fino por inteiro, do couro cabeludo até as pontas, ele pode ter sofrido o que chamamos de “miniaturização”, processo que define a calvície (também chamada de alopecia androgenética). Nos homens, ainda é mais comum notar, junto com esse afinamento, o aumento da queda de cabelo.

Outra alteração que ocorre nesses casos é o alargamento da linha de divisão do cabelo no topo da cabeça no caso das mulheres, e a rarefação dos fios na região das entradas e da coroa no caso dos homens.

Quando o cabelo não sofre afinamento desde sua raiz, ou seja, eles vão se tornando mais finos em direção às pontas, é um indício de que há perda da estrutura do fio mesmo, o que pode ser causada pelo uso de químicas, como os alisamentos e descolorantes.

Se você não utiliza nenhuma química, o afinamento do seu cabelo pode estar ligado a outros fatores, como os genéticos, a má alimentação, o uso excessivo de secadores e chapinhas, o estresse físico e o emocional. ⠀⠀⠀⠀⠀

Como impedir o afinamento capilar?

Com alguns cuidados e mudanças de hábitos é possível retardar o afinamento capilar.

  • Dicas como: evitar lavar os fios com água quente, evitar dormir com eles ainda molhados, fazer uso de fronhas de seda ou cetim, são muito úteis para evitar a quebra dos fios, mas não impede seu afinamento
  • Tenha uma dieta balanceada e aposte em alimentos ricos em ferro, zinco, cálcio, vitaminas E, C e do complexo B. Resumindo: tenha uma dieta que inclua frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em proteína;
  • O uso correto de medicamentos prescritos em consulta médica pode não só retardar o afinamento como também promover a produção capilar;
  • Evitar fazer mais de um tipo de química ao mesmo tempo também é muito importante. Ou seja, caso vá alisar os fios, prefira não descolori-los também.
  • Diminuir a frequência com que faz esses tipos de procedimentos no salão também é uma ótima dica para evitar um maior afinamento dos fios.

Existem diversas maneiras de retardar o afinamento capilar. No entanto, é essencial que você procure uma médica dermatologista, especializada em tricologia (tratamento do couro cabeludo) para que se identifique a causa exata e, assim, seja realizado o tratamento e o acompanhamento ideais para o seu caso.

É muito comum que queixas como a calvície, por exemplo, estejam relacionados com outros problemas de saúde. Por isso, sua dermatologista fará uma avaliação completa, o que pode incluir pedidos de exames e, às vezes, biópsia, para chegar ao diagnóstico e tratamento corretos. Conte comigo e vamos juntos melhorar a saúde dos seus cabelos!

Sinta-se à vontade para agendar sua consulta comigo agora mesmo.