Quais são as principais causas da queda de cabelo?

No momento, você está visualizando Quais são as principais causas da queda de cabelo?
  • Categoria do post:Tricologia

É normal perdermos cerca de 100 fios de cabelo por dia. Isso é esperado e necessário, uma vez que os fios mais velhos precisam dar espaço para os novos nascerem.

No entanto, quando há um aumento da queda dos cabelos, o couro cabeludo pode ficar mais aparente ou com áreas de falhas e, portanto, é necessária uma avaliação de uma dermatologista especializada para diagnosticar a causa disso.

O aumento do número de fios pelo chão da casa pode ser um sintoma de alguma alteração maior no organismo, como problemas na tireoide, deficiência de vitaminas, uso de medicações, doenças autoimunes, estresse emocional etc.

Outra causa frequente de diminuição do volume dos cabelos é a alopecia androgenética (mais conhecida como calvície), em que há um afinamento progressivo dos fios (chamamos esse processo de “miniaturização”), e pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres.

Para a diferenciação das várias causas de queda de cabelo, a dermatologista precisa examinar cuidadosamente o couro cabeludo e os fios fazendo uso de um instrumento chamado dermatoscópio. Pode também ser necessário, em alguns casos, realizar exames complementares, como a biópsia e até exames de sangue.

O tratamento depende da causa da queda de cabelo. Por isso, tomar vitaminas aleatórias, seguir receitas caseiras da internet ou utilizar shampoos genéricos não só não ajudam, como ainda podem atrasar o diagnóstico correto, impactando no tratamento precoce!

É o que eu sempre digo: “Tempo é cabelo!”

Portanto, se notar que seus cabelos estão caindo mais do que o normal, procure por uma dermatologista de confiança para te ajudar com o diagnóstico e tratamento adequados! Conte comigo!