Quando o suor é excessivo e ocorre em situações nas quais não há um estímulo (como o calor e a atividade física), podemos estar diante de um quadro que chamamos de hiperidrose.
A hiperidrose é uma condição dermatológica que pode gerar grande prejuízo da qualidade de vida, impactando o trabalho e a vida social do paciente.
É importante observar em quais regiões do corpo esse suor ocorre em grande quantidade (couro cabeludo? axilas? palmas e plantas?), se o suor está acompanhado de outros sinais e/ou sintomas (cheiro forte? mudança de cor?), se há uso de medicações que podem aumentar a sudorese (alguns antidepressivos podem fazer isso) e o quanto isso influencia na qualidade de vida do paciente.
Após uma avaliação médica especializada, podemos propor um tratamento que pode incluir desde cremes, desodorantes, medicações por via oral, antibióticos e até aplicação de toxina botulínica ou intervenção cirúrgica.
A toxina botulínica (o conhecido “botox”) tem resultados excelentes e duradouros para a redução do suor, principalmente nas axilas. A aplicação é feita no consultório, com anestesia local e pode ser repetida anualmente como forma de manutenção.
Se você se incomoda com o excesso de suor ou o mau cheiro, agende uma consulta com médico dermatologista para que você possa começar o melhor tratamento. Conte comigo!